Formação Profissional - Saúde
- Enquadramento
- Destinatários
- Objetivos
Descrição
Os procedimentos específicos definidos nas recomendações sobre reanimação, quando devidamente aplicados, aumentam de forma significativa a probabilidade de sobrevivência em caso de paragem cárdio-respiratória (PCR).A pronta e a correta execução de SBV e DAE são essenciais para reduzir a mortalidade e morbilidade (sequelas) associadas à PCR (INEM, 2012).
Justificação
A doença cardiovascular assume uma liderança destacada no mundo ocidental na morbilidade e mortalidade das populações.A morte súbita é muitas vezes a primeira manifestação dessa doença. A fibrilhação ventricular é o mecanismo mais frequente da paragem cardio-respiratória (PCR) de origem cardíaca e o seu único tratamento eficaz é a desfibrilhação elétrica.A probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor o tempo decorrido entre a fibrilhação e a desfibrilhação.Sendo que a rápida desfibrilhação enquanto objetivo é difícil de atingir se efetuada apenas por médicos, já que a PCR ocorre na maioria das vezes em ambiente pré-hospitalar, recomenda-se que profissionais não médicos sejam treinados e autorizados a utilizar desfibrilhadores desde que a sua atuação seja enquadrada em Programas de DAE com controlo e auditoria médica qualificada.Só assim se conseguirá a conjugação de esforços que tornam a desfibrilhação um meio para atingir um objetivo último de melhoria da sobrevida após PCR de origem cardíaca.
Nesse sentido, e com intenção de promover a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em locais públicos ou em veículos de emergência, organizou-se esta ação que visa formar operacionais de Desfibrilhação Automática Externa.
- Apresentação e Objetivos do Curso;
- Suporte Básico de Vida;
- Banca Prática I: SBV (1 reanimador) + PLS + OVA;
- Workshop: Comandos do DAE e Colocação de Elétrodos;
- Desfibrilhação Automática Externa;
- Demonstração do Algoritmo de SBV-DAE;
- Banca Prática II: SBV-DAE – Sucesso Imediato;
- Banca Prática III: SBV-DAE – Choque não Recomendado;
- Banca Prática IV: SBV-DAE – Insucesso;
- Banca Prática V: SBV-DAE – Sucesso Tardio;
- Situações Especiais com o DAE;
- Avaliação e Encerramento do Curso.
- Avaliação prática contínua. Para ficar aprovado o formando terá de obter classificação igual ou superior a 10 valores.
- Aveiro
10/05/2025 (sábado), das 9h15 às 13h00 e das 14h00 às 17h15. - Coimbra
10/05/2025 (sábado), das 9h15 às 13h00 e das 14h00 às 17h15. - Porto
17/05/2025 (sábado), das 9h15 às 13h00 e das 14h00 às 17h15. - Vizela
17/05/2025 (sábado), das 9h15 às 13h00 e das 14h00 às 17h15.
- Valor de 89€ (Isento de IVA ao abrigo do Artigo 9º do CIVA)
- Referência Multibanco (enviada por e-mail após o preenchimento da inscrição online)
(não é necessário o envio do comprovativo); - Transferência bancária – NIB: 0010 0000 5019 8100 0013 5 – ASFormação, Unip. Lda
(neste caso, solicitamos e agradecemos o envio do comprovativo); - Multibanco, numerário ou cheque nas nossas instalações.
- Certificado de Formação Profissional com registo no SIGO (Plataforma Nacional do
Ministério da Economia e do Emprego e Ministério da Educação e Ciência para registo de
Formação Profissional) e registo na plataforma INEM; - Anexo AS-Formação – documento com indicação dos conteúdos abordados no decorrer
do curso e das competências adquiridas pelo(a) participante; - Acreditação de 1 crédito de desenvolvimento profissional pela Ordem dos Enfermeiros (válido apenas para Enfermeiros(as) que tenham a sua situação regularizada perante a Ordem);
- Código de registo para acesso ao Passaporte Qualifica;
- Envio de todos os documentos via e-mail (incluindo o recibo).
Excelente formação, com um óptimo formador. Recomendo.
Recomendo para alunos de secundário.
Todas as formações que fiz foram um investimento com retorno. Excelentes formadores. Recomendo!